quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Subsídios de direcionamentos para as pregações do Festival do Senhor 2012

Orientações do Ministério para as pregações no Festival

Pregação 1
Porque és precioso aos meus olhos

A primeira pregação do Festival do Senhor leva-nos a estar na presença de Deus como filhos amados e escolhidos.Todo o capítulo 43 do profeta Isaías é uma declaração de Amor de Deus por nós. Ser precioso indica o grau de afetividade que Deus tem para conosco. Seu olhar está fixo em nós, conduzindo-nos sempre, guardando a nossa vida.

Preciosos a seus olhos, temos a certeza de que o Senhor é quem nos ama e procura primeiro. Somos encontrados por Ele sempre que reconhecemos Sua Voz nos chamando pelo nome no meio da névoa de indiferença que nos circunda.É por meio do olhar que avaliamos e julgamos as pessoas. Deus, porém, não age assim conosco. Quando estamos em pecado ou em estado de graça, Ele volta seu olhar para nós independentemente do nosso estado, das nossas ações, pois Ele olha o coração (1 Sm 16,7) e não a face. Deus ama o pecador, porém, abomina o pecado.

O que é precioso é valioso, e o que é valioso é bastante cuidado, zelado.

Assim, esta pregação deverá levar todos, a sentir-se mergulhado no Amor do Pai. O olhar de Deus Pai, perdido no horizonte está à procura das ovelhas perdidas. Seu Amor se concretizará no envio de seu filho Jesus, o Bom Pastor, que veio para nos conduzir e colocar cada um de nós no colo para sentirmos seu abraço apertado e cheio de Amor.
 
Fundamentação bíblica: Is 43,4
Citação de apoio: Is 16,7b; 1Jo 4,10

Pregação 2
E todos ficaram cheios do Espírito Santo

Na motivação deste tema pode ser utilizada a música: Espírito de Deus vem e fica aqui.

Para que todos possam ficar cheios do Espírito Santo é necessário mergulhar de forma a ser totalmente preenchido. Esse mergulhar é para nós a Efusão do Espírito Santo (CIC 1214; DA 149 e 151; Lc 24,49; Jo 1,33).

Esse encher-se do Espírito Santo é ficar pleno. O significado do pleno é “estar cheio”: PLERÓ, em grego, é o cheio transbordando, um cheio dinâmico.

Precisamos desejar ardentemente estar cheio do Espírito Santo, como alguém que tomando banho com uma caneca, decide derramar toda a água do recipiente sobre si, de modo que sinta a água fluindo com força sobre ele.Jesus, já nos garante que desceria uma força sobre aqueles que desejassem o Espírito Santo (At 1,8).

A oração é o meio que nos une ao Espírito Santo. Percebemos que após a oração (At 4,31) tremeu o lugar onde estavam reunidos, e experimentaram desta graça. É assim que o nosso coração deve estar, tremendo, pulsando de desejo por esta experiência.

A vida no Espírito Santo transforma tudo. A Efusão no Espírito Santo sempre esteve presente na Igreja. É uma graça atual para nossos dias, como foi sempre. Milhares de pessoas a recebem, tendo como um dos canais dentro da Igreja, a Renovação Carismática Católica. 

Fundamentação bíblica: At 4,31b
Citação de apoio: Lc 24,49; At 1,8

Pregação 3
A ovelha perdida: Eu a curarei

I – INTRODUÇÃO
1. Apresentação do (a) pregador (a)
2. Motivação
3. Apresentação do Tema
Tema: a ovelha perdida: Eu a curarei
a) Deus é o pastor  dos  homens
b) Deus quer curar e cuidar do seu povo
c) Deus vê sua vida e o que você vive
d) Jesus é o Bom Pastor que veio dar a vida pelas ovelhas
II – DESENVOLVIMENTO
1. Deus é o pastor dos homens
a) Deus se coloca como pastor que cuida com zelo dos homens (seus filhos)
b) No Salmo 22 (23) lemos e rezamos: O Senhor é meu Pastor... Conduz-me... Restaura...Leva-me ... Toda esta ação revela a proteção e o cuidado de Deus para conosco, seus filhos eleitos
c) Hoje o Senhor quer não apenas nos dizer que ELE é o pastor, mas, quer que compreendamos este cuidado e zelo que Ele tem conosco.
2. Deus quer cuidar do seu povo
a) Ez. 34, 15 – Diz o Senhor:” Sou eu que apascentarei minhas ovelhas, sou eu que as farei repousar.”
b) Ez. 34,16 – Diz o Senhor para nós de forma especial neste dia: ... “ a ovelha ferida, eu a curarei, a doente eu a restabelecerei e velarei sobre a gorda”, isto é, o Senhor cuida de TODAS as ovelhas para que nenhuma se perca.
c) Hoje Ele quer curar e cuidar de você nas suas fragilidades sejam físicas, espirituais ou psíquicas.
3. Deus vê sua vida e o que você vive
a) Ele quer curar e cuidar porque lhe conhece e sabe tudo de você, conhece suas dores e fraquezas, seus medos ...
b) Ele tem visto o que você vive e escuta os seus clamores
c) Ele olha pra você com misericórdia e compaixão
4. Jesus é o Bom pastor que veio para dar a vida pelas ovelhas
a) Jo 10 – Deus nos enviou Jesus, o Bom Pastor que nos leva no colo e nos carrega nos ombros
b) Jesus é o Pastor que dá vida por nós para resgatar nossas enfermidades e curá-las
c) Jesus veio para lhe dar vida em abundância: em que área da sua vida está faltando esta abundância?
 III – CONCLUSÃO
1. Resumo
a) Retomar todo o centro da pregação: O Senhor quer curar as ovelhas feridas que estão aqui hoje neste local
b) O Senhor quer restaurar sua confiança no Deus Pastor que cura e cuida das ovelhas para lhe dar vida em plenitude
c) Você é escolhido de Deus para receber esta graça e não é por mérito pessoal, mas porque Deus lhe ama como filho (a)
2. Convite a ação: Viver esta Palavra e trazê-la para sua vida concretamente
Segue a oração final   
Sugestão de música:  Força e Vitória;  O Senhor é meu pastor
 
Pregação 4
O Senhor é meu Pastou, nada me faltará
 
Nesta pregação, a assembleia será levada aos braços do Senhor que é o verdadeiro Pastor que cuida, dá o alimento e nos leva pelo caminho certo às boas pastagens. Lembrar que Jesus é o Bom Pastor, que nos deu a vida e o único capaz verdadeiramente de cuidar de cada um de nós (Jo 10,9-11. 14,6).

O pregador (a) deverá lembrar os falsos profetas e o pecado (lobo) que estão no mundo disfarçados, buscando uma oportunidade de roubar a vida do rebanho.Ressaltar, que nós cristãos mesmo que tenhamos de passar por dificuldades, temos que ter a certeza que o Senhor está conosco todos os dias até o fim do mundo (Sl 22,4). Assim, nenhum mal (solidão, depressão, doenças) irá nos destruir, pois, o Bom Pastor expõe sua vida por nós.

Enfatizar, o Amor Ágape de Jesus, o Bom Pastor, que foi capaz de transformasse em Cordeiro imolado por amor a todos nós.“Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão” (Jo 10,28).
 
Fundamentação bíblica: Sl 22
Citação de apoio: Jo 10,9-11. 14,6
 
 Pregação 5
Jesus é o pastor que salva as nossas famílias 

Neste tema, o pregador (a) deverá apresentar a família como um ambiente privilegiado de amor e testemunho, é o lugar onde Deus quis habitar, pois, foi desta maneira que ele quis restaurar a humanidade nascendo em uma família.

Desta vez, Ele além de restaurar as nossas famílias, também quer salvá-la. O Senhor Jesus quer ser convidado a participar mais intensamente do ambiente familiar, porque há muitas famílias desestruturadas, manchadas pelo pecado da infidelidade, da violência, da falta de diálogo. É preciso celebrar mais o amor entre as famílias, por isso, Jesus está pronto para salvar mais uma vez aquelas que se deixarem ser conduzidas por Ele. Jesus está batendo à porta, querendo entrar e sentar à mesa com elas, somente Ele pode salvar, pois veio para dar vida e vida em abundância.

Mostrar que enquanto Jesus bate à porta, muitas famílias são levadas pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades. Exemplos: alguns programas de TV e outras distrações que não condizem com a vida cristã. É justamente desta maneira que se encontram várias delas, como ovelhas sem pastor. Portanto, é urgente! Precisamos deixar Jesus entrar e salvar as nossas famílias, ele mesmo fala sobre dar a sua vida pelas ovelhas. “Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo” (Jo 10,18), relembrando o sacrifício que fez por cada uma delas na cruz.

 Aqui, o testemunho de famílias restauradas pelo Senhor Jesus é importante para fixar melhor o poder de Deus sobre os problemas que afligem as nossas famílias, tais como: as drogas, o adultério, a convivência, a separação, problemas financeiros e muitos outros. Quantas foram aquelas que deixaram ser reconstruídas por Deus através das orações e da participação na Eucaristia? Quantos filhos pródigos retornaram à casa dos pais, e assim, a reconciliação familiar trouxe paz a muitas famílias perdidas? 

Convidar os casais com problemas a entregarem as suas dificuldades a Jesus, o Bom Pastor, fazendo com que acreditem que somente Ele é a solução dos problemas mais profundo das famílias.
 
Fundamentação bíblica: Jo 10,16
Citação de apoio: Sl 126,1b; 127
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário